A Associação Brasileira de Alzheimer - Regional Ceará (Abraz-CE) preparou uma programação de quatro dias para sensibilizar a população, entidades públicas e privadas de saúde, assim como profissionais da área para o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, 21 de setembro.
Do dia 18 ao 21 serão ministrados cursos e fóruns na área. As abordagens vão desde o diagnóstico da doença, suas fases e tratamento, assim como a prevenção. Norteados pela temática ‘Demência: Podemos reduzir o risco?’, é que a Abraz-CE chama para os cursos e para a II Caminhada da Memória, esta última, no dia 21, na Avenida Beira Mar.
Segundo a Abraz Nacional, a estima é que 5% da população idosa, com 60 anos ou mais, desenvolva algum tipo de demência em 2014. Tomando por base a projeção populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2014, no Ceará, caso os números se confirmem, esta população com demência é de 45.899 mil idosos, destes, 27.540 possuem a Doença de Alzheimer, ou seja, 60%.
Os números são altos, porém, um em cada três casos de demência no mundo poderia ser evitado, segundo um levantamento estatístico realizado por cientistas da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha. São considerados fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença: diabetes, hipertensão na meia-idade, obesidade na meia-idade, sedentarismo, depressão, tabagismo e baixo nível de instrução.
"Embora se refira a fatores que devem ser trabalhados ao longo da nossa vida, podemos estender para os idosos, que têm essas condições (hipertensão, diabetes, dislipidemia, etc) e não são sequer diagnosticados muitas vezes”, alerta uma das diretoras da Abraz-CE, Luciane Ponte.
Para 2030 estes números mais que duplicam. Para epidemiologistas, o país passa por uma epidemia de demências, cuja maior incidência é o Alzheimer. Enquanto isso, a assistência em saúde pública, destinada a pessoa idosa, já excede a sua capacidade. Ou seja, os serviços não acompanham o avanço da população com demência.
A Doença de Alzheimer é uma enfermidade neurológica degenerativa, progressiva e irreversível, que começa de forma insidiosa, e se caracteriza por perdas graduais da função cognitiva, distúrbios de afeto e comportamento. Nos estágios iniciais, é comum a perda de memória esporádica e dificuldades na aquisição de novas habilidades, evoluindo gradativamente com perdas cognitivas importantes, chegando a afetar seu desempenho nas atividades cotidianas.
Locais para inscrição
- Rua Antônio Augusto 1271 – sala 1301 – Medical Gênesis – Aldeota - (85) 3253-3929 / 3251-1232 –Sede Abraz
- Rua Leonardo Mota 1325 – Clínica Diana Feitosa – Dionísio Torres – (85) 3227-9093 – Atendente Ana Paula
- Rua Professor Dias da Rocha 1511 – Pasticlinic Medical – Aldeota – (85) 3046-3040 – Atendente Amanda ou Nilza
Por e-mail
ceara@abraz.org.br com o assunto: Quero fazer inscrição no Fórum, Curso e/ou Caminhada;
Em seguida receberá a ficha de inscrição;
Fazer depósito do valor – Curso: R$ 50,0 Fórum e/ou Caminhada: R$ 10,00 no banco: CEF – Ag 3418 / Op 013 / Conta 1168-7
Devolver ficha de inscrição preenchida, juntamente com comprovante de depósito escaneado enviados por e-mail.
Finalizando, receberá recibo de inscrição por e-mail.
Mais Informações: Thays Lavor: 88363954
Postado em 18/09/2014 às 12:00
Dia Mundial da Doença de Alzheimer: alerta para redução dos riscos de demências
