Cuidar dos cabelos – cortar, escovar, pintar, alisar, hidratar – faz parte da rotina da maioria das mulheres. Mas às vezes essa rotina é interrompida contra a vontade delas. É o que acontece, por exemplo, com aquelas que se descobrem com câncer e têm de passar pelo processo de quimioterapia. Conforme as sessões vão avançando, em geral, os cabelos vão caindo. E isso costuma ser um baque para a autoestima.
Para amenizar essa angústia das pacientes, algumas mulheres resolveram entrar em ação e doar seus próprios cabelos. Sabrina Duarte, jornalista de 23 anos, é uma delas. “Eu queria cortar o meu cabelo por causa da correria do dia a dia. Como sempre usei cabelo grande, queria alguma coisa mais prática para ir ao trabalho e cuidar do meu bebê. Uma amiga da minha sogra sugeriu que eu doasse os cabelos e, no mesmo dia, vi uma matéria no jornal sobre essa iniciativa. Logo que vi, quis doar”, relata Sabrina, cujos cabelos foram doados para a Rede Feminina de Combate ao Câncer do Hospital de Base de Brasília. Com eles, será confeccionada uma peruca a ser utilizada por alguma paciente em tratamento com quimioterapia.
A matéria que serviu de incentivo à Sabrina - veiculada pelo jornal local de uma emissora de TV da capital federal - contava a história da cabeleireira Roberta Andrade que, ao conviver com a mãe em tratamento de câncer, resolveu fazer uma mobilização em prol da autoestima de mulheres na mesma situação.
No início de abril, Roberta realizou cortes gratuitos em seu salão, na Asa Sul de Brasília. A movimentação foi tamanha que os cabelos arrecadados foram suficientes para a confecção de 30 perucas.
Mas é importante lembrar que as doações podem ocorrer durante todo o ano. Sabrina Duarte explica como proceder na hora do corte: “É importante avisar ao seu cabeleireiro que o cabelo vai para doação, porque existe um jeito certo de cortar nesses casos. Outro detalhe é o tamanho mínimo para doação, que é de 10 centímetros. Então é importante você medir certinho antes de cortar”. Após o corte, você pode entrar em contato com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, pelo telefone (61) 3364-5467 ou no próprio Hospital de Base de Brasília, e combinar a melhor forma de entregar as mechas.
Há também outras formas de ajudar, como cestas básicas, materiais de higiene pessoal ou até mesmo com trabalho voluntário. Para saber como ajudar, acesse o site da Rede Feminina.
Já mostramos, no site da Revista Fazer o Bem, o caso de Sandy Lima e mais três Blogueiras daqui de Fortaleza (Pollyk Torres, Erika Nobre e Bruna Meneses), que organizaram a primeira edição de arrecadação de cabelo para confecção de perucas para crianças com câncer.
Onde doar:
Brasília
Rede Feminina de Combate ao Câncer
Endereço: Hospital de Base do Distrito Federal - S.M.H.S. - Área Especial - Quadra 101 Asa Sul (DF)
Telefone: (61) 3315-122
E-mail: rede@redefemininabrasilia.org.br
São Paulo
Cabelegria
Endereço: Avenida Parada Pinto, 3420, Bl. 06, Ap. 33 – Vila Nova Cachoeirinha São Paulo – SP (Agendar visita)
E-mail: cabelegria@gmail.com
Minas Gerais
Instituto Mário Penna
Endereço: Rua Guaicuí, 20 • 15° e 16° andares - Bairro Cidade Jardim - Belo Horizonte/MG
Telefone: (31) 3330-9100
Espírito Santo
Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer
Endereço: Hospital Santa Rita de Cássia – Avenida Marechal Campos, 1579, Santa Cecília – Vitória/ES
Telefone: (27) 3334 8058
E-mail: voluntariado@santarita.org
Rio de Janeiro
Fundação Laço Rosa
Endereço: Avenida Presidente Vargas 2.000
Telefone: (21) 97974 8504
E-mail: atendimento@fundacaolacorosa.com
Site: www.fundacaolacorosa.com
Matéria extraída do site Mobilização Social
Postado em 18/06/2014 às 11:00
Doação de cabelos ajuda mulheres em tratamento contra o câncer
