Postado em 23/10/2014 às12:00
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer de mama. Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas e etc.
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população.
A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP.*
Diante da importância desse mês, a equipe da Revista Fazer o Bem foi até o Pátio Dom Luís localizado em Fortaleza-CE, bater um papo com o Mastologista Francisco Pimentel. Na entrevista tiramos as dúvidas mais frequentes sobre o câncer de mama, confira tudo que rolou no vídeo abaixo.
Entrevista Dr. Francisco Pimentel Especial Outubro Rosa

Dr. Francisco Pimentel
Rua Marcos Macedo 1333, sala 1113 (Meireles). 60160-230 Fortaleza, Ceará - CE
(85)87502709/ (85)40115560/ (85)40115550
Mais informações no site Doctoralia
*Fonte: http://www.outubrorosa.org.br/historia.htm
Kelly Cristina e Palloma Lopes, colaboradoras da Revista Fazer o Bem