Algumas doenças, são muito comuns em animais domésticos. Se forem tratadas a tempo e tiverem a ajuda de um profissional veterinário, podem salvar e curar muitos dos nossos amiguinhos de quatro patas.
A cada semana irei falar de uma doença, junto com suas causas e melhores soluções. Lembrando que o tratamento deve ter sempre a ajuda de um profissional da área.
Erlichiose (doença do carrapato)
Erlichiose é uma doença bastante comum em cães, transmitida por carrapatos. A enfermidade tem maior destaque na primavera e verão onde as condições climáticas favorecem a proliferação do carrapato, embora possa ocorrer durante o ano todo.
O período de incubação da doença varia de 7 a 21 dias. A enfermidade se caracteriza por febre recorrente, perda do apetite, apatia, secreção mucopurulenta no nariz e olhos, vômito fétido, emaciação e aumento do baço, podem aparecer aumento generalizado dos linfonodos.
Alguns animais podem apresentar hiperestesia, convulsões, histeria, meningoencefalitis e paralisia. Ocorrem lesões erosivas na mucosa bucal e pele, edema dos posteriores, ascite, hidrotorax e gastroenterite.
O curso da doença é desfavorável e a proporção de animais mortos pode ser muito alta, principalmente se a enfermidade estiver associada a outras enfermidades. O diagnóstico é baseado na suspeita clínica e confirmado através do exame da amostra de sangue do animal.
O tratamento resulta em cura na maioria dos casos clínicos e deve ser monitorado pelo clinico veterinário. Como medida preventiva deve-se combater as infestações por carrapatos, no cão e ambiente. Medicamentos devem ser sempre administrados sob responsabilidade do clinico veterinário.
Ana Policarpo, colaboradora da Revista Fazer o Bem
Postado em 17/10/2014 às 12:00
Erlichiose (doença do carrapato)
