Com trabalho voltado para crianças e adolescentes, o Instituto Beatriz e Lauro Fiúza tem como principal objetivo contribuir na formação de cidadãos. No próximo sábado (16), a partir das 18h30, o Instituto vai realizar a festa de comemoração do seu aniversário de dois anos.
A programação conta com muita música e performances dos alunos que fazem parte dos projetos Jacques Klein e Bushi- No-Te, com apresentações de violino, violoncelo, flauta, teclado, contrabaixo, violão, canto/coral, além de uma demonstração de defesa pessoal com os atletas do karatê, que prometem abrilhantar a noite.
Fundado em 2012, o IBLF oferece atividades de música, através do Projeto Jacques Klein, que atende 400 crianças e adolescentes e aulas de Karatê, do Projeto Bushi-No-Te que hoje contempla 150 alunos. Desde o começo a instituição tem contribuído para várias histórias de conquistas e superação como por exemplo, a do atleta Alexandre Rosa, veterano do Projeto Bushi-No-Te, que em sua carreira esportiva já acumulou cerca de 44 títulos de Karatê Esportivo, dentre eles, o de Melhor Atleta do Ano e Campeão Cearense, em 2013; Campeão Norte-Nordeste e Vice-campeão mundial, em 2014. Atualmente, Alexandre tem contribuído não só com medalhas, mas passando sua experiência para os alunos que fazem parte do projeto. “Fico muito orgulhoso de lembrar que entrei no instituto como aluno e hoje sou professor. É uma aprendizagem diária e tem sido gratificante perceber que estou contribuindo de alguma forma para o futuro desses jovens, onde muitos deles estão realizando seus sonhos através do esporte e já são reconhecidos como grandes atletas no cenário local e até mesmo internacional”, ressaltou.
O trabalho realizado pelo instituto já vem transformando a vida de muitos jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social, criando espaços e gerando oportunidades nas áreas da arte, cultura e esporte, reforçando o exercício de cidadania dessas pessoas. A atleta Samylly da Silva Lopes (18), faixa preta do Projeto Bushi-No-Te, comentou sobre os benefícios que a instituição trouxe para a sua vida. “Estou aqui desde o início e só tenho a agradecer. Aqui venho fazendo boas amizades e ganhando a chance de construir uma história de vida mais promissora”, enfatizou.
A iniciativa vem trazendo bons resultados também através do projeto de educação musical Jacques Klein, que hoje conseguiu expandir suas aulas para outros dois espaços parceiros do instituto, são eles a Fundação Carlos Pinheiro e a Casa José de Alencar. Segundo a professora de violino do projeto, Grayce Kelly, as aulas tem influenciado na formação pessoal dos alunos, que aprendem a se expressar por meio da arte, melhorar o convívio social e aumentar o seu senso de autonomia. “O projeto se preocupa para além das aulas de instrumentos, por isso consideramos tão importante o trabalho que tem sido realizado pelo instituto, sendo um meio dessas crianças e jovens despertarem para novos sonhos, conhecerem outras culturas musicais, além de ser uma ponte para um melhor relacionamento com a família, que passa a acompanhar mais de perto as atividades e muitas vezes se interessam em participar junto com seus filhos”, pontuou.
No evento de comemoração dos dois anos do IBLF, alunos, professores, familiares e toda a comunidade do Passaré poderão conferir o resultado de todo o empenho da equipe do instituto e as habilidades dos alunos de cada projeto. Para incentivar e continuar retendo talentos haverá a entrega de uma enção honrosa aos alunos que se destacaram nos anos de 2013 e 2014.
SERVIÇO
Aniversário de 2 anos - Instituto Beatriz e Lauro Fiúza
Onde: Praça do Jardim União II
Quando: 16 de agosto
Horário: 18h30
Postado em 13/08/2014 às 17:00
IBLF realiza grande evento em comemoração aos dois anos de atividades
