top of page

Instalação feita de sacolas plásticas sugere reflexão sobre sociedade do consumo

“Luxo”. A mensagem, curta e direta, foi escrita na quarta-feira, dia 16 de julho, com sacolas de plástico infladas em frente à Biblioteca Central da UNIRIO, na Urca. Produzida pelo coletivo artístico Basurama, da Espanha, a obra é resultado de uma oficina de criação e construção ministrada pelo grupo na Universidade.

 

“Este trabalho se relaciona à cultura do consumo”, revela o artista Alberto da Veiga, integrante do Coletivo. “Em todas as nossas obras utilizamos o lixo, material ligado à questão ambiental, mas que também envolve aspectos culturais e sociais”, ressalta. Para ele, a arte é uma maneira de fazer as pessoas pensarem, pois cada um pode criar significados distintos para uma mesma obra.

 

A instalação remete ao poema “Luxo-Lixo”, do poeta Augusto de Campos. A obra tem 7 metros de altura e aproximadamente 25 metros de comprimento. Na confecção, estima-se que tenham sido utilizadas cerca de 2,5 mil a 3 mil sacolas plásticas. Participaram da oficina seis alunos da UNIRIO, sendo cinco deles bolsistas do programa de gestão socioambiental Rede Colaborativa Solidária (Recosol), além de duas estudantes das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), que também apoiou o projeto.

 

Projeto

O projeto Luxo é Lixo é o capítulo carioca da iniciativa IN LO<3 WE TRASH, idealizada pelo Basurama. A realização é uma parceria entre o Coletivo e a Fundação Banco Santander. A iniciativa é uma atividade prévia ao III Encontro Internacional Universia, que reunirá no final de julho, no Rio de Janeiro, cerca de mil reitores de universidades de todo o mundo.

 

Basurama é um coletivo que realiza projetos de arte e design para transformação social através de estrategias lúdicas e participativas. Os protagonistas de seus projetos são os resíduos e os processos relacionados com sua produção na sociedade de consumo. Desde 2001, tem trabalhado em mais de 20 países e mais de 50 cidades do mundo.

 

Entre os seus projetos, destaca RUS (Residuos Sólidos Urbanos) para Agencia Espanhola para a Cooperação e o Desenvolvimento (AECID), a curadoria da ‘Noche en Blanco’ (Virada Cultural) de Madrid e a publicação de vários livros.

 

Atualmente funciona como rede com grupos estabelecidos em Madri e São Paulo.

 

Texto extraído do site Unirio e Basurama

Postado em 22/07/2014 às 15:00

© 2014 by Palloma Lopes of Template.

bottom of page