Um dia para lutar contra aquilo que rouba a inocência e a infância de crianças e adolescentes. Um dia para lutar contra a exploração e o abuso sexual. O dia 18 de maio é a data nacional que marca o combate a esse problema.
E é para prevenir esses fatos que ocorrem em Fortaleza e poderão se intensificar com a Copa do Mundo que diversas instituições da sociedade civil estão reunidas em torno de um ato que será realizado na Av. Beira Mar, no próximo domingo, 18, a partir das 8 horas, o Exploração Sexual Infantil - Jogue Contra - Disque 100.
Uma caminhada saindo do Aterro da Praia de Iracema e indo até o Clube Náutico reunirá mais de 1.000 pessoas, com cartazes e faixas de combate. No percurso, um flashmob (intervenção urbana com dança), a vacinação simbólica de crianças e adolescentes contra a exploração e o abuso sexual com uma gotinha de mel e esquetes teatrais sobre o assunto. A ideia é chamar a atenção de toda a sociedade para o problema.
O evento do dia 18 de maio é uma ação para prevenir o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, na Copa do Mundo, período em que pela maior movimentação de turismo no País, a sensação de festa pelos jogos do Brasil e a concentração de pessoas em determinados pontos podem intensificar o problema.
É também uma data de mobilização e luta pela maior notificação dessa questão, pois no primeiro semestre de 2014 foram 51% a menos registros de violência contra crianças e adolescentes. O fato, para especialistas, não significa uma redução da violência, mas um aumento da subnotificação. “A subnotificação cria um ambiente de silêncio que torna muito favorável a continuação do crime. E o nosso desejo é que cada cidadão e cidadã de Fortaleza se sinta na responsabilidade de proteger nossas crianças e adolescentes de tal fenômeno, denunciando os casos”, ressalta Jailma Rodrigues, coordenadora em Fortaleza da Rede Evangélica Nacional em Ação Social (Renas).
O ato é promovido pela Renas, Jovens com uma Missão (Jocum Fortaleza), Diaconia - Actalliance e Igreja Batista Central de Fortaleza (IBC).
Mais informações:
Jailma Rodrigues - coordenadora no Ceará da Rede Nacional de Ação Social (Renas) - 8644.9348
Eliane Lopes - coordenadora da unidade territorial de Fortaleza da Diaconia - 8713.8102
Peter Thomas - diretor da Jocum Fortaleza - 8884.4511
Armando Bispo - pastor titular da Igreja Batista Central de Fortaleza (IBC) - 8894.8473
Postado em 16/05/2014 às 13:00
Jogue contra: torça pelo Brasil e evite a exploração sexual infantil
