top of page

Cerca de 300 pessoas, entre adultos, crianças e idosos e moradores participaram da construção de um novo espaço na Praça Haruo Uoya, na Chácara Santo Antônio. A iniciativa, realizada no último fim de semana, também reuniu frequentadores do entorno de Santo Amaro e voluntários da GVT, empresa da área de telecomunicação que patrocina a ação.

 

A pracinha do bairro ganhou brinquedo de escalada, bicicletário, muros pintados e espaço para projeção de filmes. Além de academia ginástica, espaço lounge com cadeiras, mesas de xadrez e “cantinho do wi-fi” grátis. Mudas de diversas espécies e hortas verticais deram um charme especial ao espaço.

 

Antes abandonada, escura e ponto de uso de drogas, a praça localizada nas esquinas das ruas Capitão Otávio Machado e Vitorino de Morais ganhou melhorias presentes no projeto feito pelos próprios moradores. Ao longo de três semanas, a comunidade se reuniu, realizando dinâmicas de grupo sempre em busca de um sonho comum a todos para o espaço. Estas reuniões foram coordenadas pelo Instituto Elos, ONG parceira do projeto, que busca modificar espaços urbanos de forma colaborativa com a comunidade.

 

“O mais importante é ver essa mobilização popular, perceber que os moradores estão se apropriando de um espaço que é deles. Nosso negócio é conectar pessoas, estamos muito felizes de promover um processo tão participativo, com excelente engajamento comunitário e de nossos colaboradores”, afirma a diretora de Sustentabilidade da GVT, Heloísa Genish. 

 

Para dar continuidade ao trabalho, os moradores se reencontrarão esta semana para definir uma agenda cultural para a Praça Haruo Uoya. Entre as ideias discutidas está a projeção regular de filmes e eventos musicais. A mobilização em Santo Amaro é a segunda de uma série de quatro ações que acontecem até setembro, também em Santana e Tatuapé.

 

A primeira transformação realizada pelo GVT aconteceu na Praça Éder Sader, na Vila Madalena, confira aqui. Depois do mutirão em abril, os próprios moradores passaram a dar aulas gratuitas de ginástica e realizar atividades para crianças, como piqueniques e rodas de leitura, comprovando que a transformação vai além do espaço físico e beneficia a convivência entre as pessoas.

 

Matéria extraída do site Ciclo Vivo

Postado em 08/07/2014 às 11:00

Mutirão reúne 300 pessoas para revitalizar praça

© 2014 by Palloma Lopes of Template.

bottom of page