Vitiligo é uma doença de pele que causa perda gradativa da pigmentação, podendo ocorrer por todo o corpo ou de forma localizada. Essa doença não é contagiosa e não trás nenhum risco para a saúde da pessoa que a possui.
Quando falo que essa doença não trás nenhum risco a saúde de quem a tem, me refiro a doença em si; mas nós podemos matar uma pessoa que tenha vitiligo com o nosso preconceito estúpido e absurdo.
Não quero produzir sentimento de pena por ninguém, nem tão pouco colocar alguém em uma posição inferior, mas como todos os outros textos, te faço apenas um convite, a refletir sobre o assunto.
É normal sentirmos medo do desconhecido, mas isso não nos dá o direito de discriminarmos ninguém. Não podemos ser crianças fechadas dentro de nós mesmos, que não pode parar um único minuto para entender, ou pelo menos conhecer um pouco sobre o outro.
Quando criança eu tinha medo de uma senhora que morava perto de minha casa, porque ela era “colorida” (assim que pensava), até que um dia minha mãe percebeu que eu não queria me aproximar dessa senhora e explicou que aquela doença não é transmissível, e pelo fato das pessoas não saberem aquela senhora sofria muito com o isolamento social.
Percebeu como a doença em si é inofensiva, mas o nosso preconceito é devastador?
O nosso semelhante pode ter sérios problemas psicológicos, afetando sua autoestima gerando até depressão.
O Vitiligo pode ser localizado, onde uma ou mais manchas podem surgir em pelo menos três partes do corpo com evolução rápida e logo se estabilizar. Já o Vitiligo generalizado pode ser uma evolução do localizado ou surgimento de manchas simétricas que acontecem no mesmo local, em ambos os lados do corpo.
A causa ainda é desconhecida, mas o que pode ser afirmado é que a doença começa quando as células que produzem melanina morrem ou param de se reproduzir.
Rompendo preconceitos
Chantelle Winnie, se tornou exemplo de superação e força para outras pessoas. Ela se tornou a primeira modelo com vitiligo e passa mensagens positivas em seu instagram
Postado em 04/11/2014 às 19:00
O preconceito mancha bem mais!
Vitiligo é uma doença não CONTAGIOSA!



Você sabia que a falta de conhecimento também pode causar sofrimento?
Nos ajude a espalhar essa ideia, compartilhe nossa arte, para concorrer a uma cesta com uma linda almofada e um protetor solar marque o perfil da revista (facebook ) (instagram) e use as hashtags #VitiligoNãoÉContagioso #PreconceitoManchaBemMais #ConhecimentoQueSalvaVidas #RevistaFazerOBem.
O Sorteio acontece no dia 28 de novembro e é válido somente para pessoas que residem em Fortaleza.
Mizael Sales, colaborador da Revista Fazer O bem

