Vou te dar algumas dicas sobre esse ‘caim caim’ que muitas vezes não é chantagem desses peludinhos. Alguns cachorros choram o tempo todo, outros começam repentinamente com esse comportamento. A primeira coisa que pensamos é que eles estão carentes e precisando de um afago. No entanto, nem sempre é isso o que está acontecendo.
Às vezes o cachorro pode estar vivenciando mudanças na sua rotina diária, seja pela introdução de outros animais ou pessoas, seja por outros motivos.
Dessa forma o animal procura expor para o dono esses contratempos, e o faz através do choro insistente. Porém, resmungos, choros, suspiros profundos sem causas perceptíveis, podem ter como causas dores ou outras indisposições.
Devemos sempre estar de olho em mudanças comportamentais, e ter cuidado ao atribuir a elas rótulos como "preguiça", "carência" ou "vontade de chamar a atenção".
Cachorros não são seres humanos, e embora algumas atitudes até se pareçam com as nossas, dificilmente um animal vai agir como um ator e fingir atitudes.
Pense sempre na possibilidade de levá-lo ao veterinário quando o cachorro:
1) Começar a chorar ou resmungar repentinamente.
2) Chacoalhar a cabeça e coçar as orelhas.
3) Andar cabisbaixo ou com a coluna encurvada.
4) Negar-se a se movimentar ou subir escadas.
5) Esconder-se debaixo de móveis ou longe de todos.
Nem sempre é carência ou necessidade de mais afeto. Pode ser dor mesmo.
Até a próxima dica!
Ana Policarpo, colaboradora da Revista Fazer o Bem
Postado em 20/11/2014 às 12:00
Por que os cães choram?
