Algumas doenças, são muito comuns em animais domésticos. Se forem tratadas a tempo e tiverem a ajuda de um profissional veterinário, podem salvar e curar muitos dos nossos amiguinhos de quatro patas.
A cada semana irei falar de uma doença, junto com suas causas e melhores soluções. Lembrando que o tratamento deve ter sempre a ajuda de um profissional da área.
Sarna
Os chamados ectoparasitas como são denominadas aquelas espécies animais que parasitam a superfície cutânea de outros animais, como são as sarnas em geral, apresentam um grupo de espécies pertencentes ao gênero DEMODEX, que por suas particularidades próprias merecem ser tratados a parte das demais sarnas.Entre milhares de espécies desse grupo, em sua maior parte parasitas, destaca-se o DEMODEX CANIS.
A transmissão desses parasitas processa-se por contato tanto direto quanto indireto, bastando que um animal parasitado tenha contato com outro suscetível, como outro cão ou mesmo outras espécies animais, desde que mamíferas. É importante assinalar que o homem embora preencha essas mesmas condições de parasitismo, não foi ainda descrito como parasitado por esse ácaro.
A sua propagação é lenta na pele do animal parasitado, porém em casos especiais de invasão maciça, podem esses ácaros parasitas atacarem toda superfície corporal ao fim de poucas semanas. Geralmente de início não ocorre prurido (coceira), sendo esta presente quando a pele venha a apresentar-se também inflamada em decorrência do próprio parasitismo, exibindo então o animal forte coceira.
A melhor forma de tratamento é fazer uso de medicação apropriada, bem como xampus ou outros produtos de limpeza específicos para o tratamento da doença.
Ana Policarpo, colaboradora da Revista Fazer o Bem
Postado em 22/10/2014 às 15:00
Sarna
